Dudu do Cavaco e Vitória Rosa

Primeiro casamento entre artistas com síndrome de Down acontece neste domingo em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
06/03/2022 às 12:22.
Atualizado em 06/03/2022 às 12:42
Dudu e Vitória se casam neste domingo em Belo Horizonte (Foto: Instituto Mano Down/ Divulgação)

Dudu e Vitória se casam neste domingo em Belo Horizonte (Foto: Instituto Mano Down/ Divulgação)

O primeiro casamento de artistas com síndrome de Down de Minas acontece em Belo Horizonte neste domingo (6). O músico Eduardo Gontijo, conhecido como Dudu do Cavaco, e a modelo Vitória Rosa darão um passo adiante na relação que mantêm desde 2015.

O casal se conheceu em uma Colônia de Férias do Instituto Mano Down, que trabalha com a capacitação e inclusão social de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências. O pedido de noivado de Dudu para Vitória ficou famoso pelo país, ao ser feito no palco de um programa da Rede Globo em 2021. 

Após um ano de preparativos, o grande dia para o casal chega e a expectativa é grande entre os noivos. Dudu do Cavaco conta como foram os dias antes da cerimônia de casamento.

“Minha expectativa para o casamento é que estou muito feliz, muito emocionado. Esse casamento vai ser um momento mágico da minha vida, junto com a Vitória[...] Ela é minha amiga, companheira e também protege meu coração, minha alegria e minha felicidade”, disse.

Para Leonardo Gontijo, irmão de Dudu e presidente do Mano Down, o casamento de pessoas com síndrome de Down é um feito que chama a atenção para a possibilidade de inclusão e cidadania de quem tem algum tipo de deficiência.

“Por muito tempo, as pessoas com deficiência intelectual eram vistas como pessoas incapazes para praticar atos relacionados à vida civil, pois, para a legislação, essa parcela da população não possuía aptidão para exercer a denominada capacidade civil de fato (ou de exercício), sendo submetidas à curatela”, explica.

A situação de pessoas com síndrome de Down mudou com o surgimento do Estatuto da Pessoa com Deficiência, em 2016. Ele tornou possível que esta população constitua família, seja através do matrimônio ou união estável. Além disso, alterou a caracterização legal em relação à capacidade civil, as tornando ‘relativamente incapazes’.

Casa

Os primeiros passos de Dudu e Vitória como marido e mulher serão dados em casas compartilhadas entre as famílias da noiva e do noivo. 

Para dar privacidade ao casal, foi proposto um projeto de reforma do quarto de Dudu para transformá-lo em um espaço independente. Quem estiver interessado em ajudar financeiramente na obra, pode fazê-lo neste link.

Artistas

O apelido de Dudu do Cavaco fala por si só. Ele é considerado o primeiro músico com síndrome de Down do Brasil a gravar um CD e DVD profissionais. Além do cavaquinho, o artista toca outros 9 instrumentos e já se apresentou ao lado de grandes nomes da música Brasileira, como Lenine, Zélia Duncan, Mônica Salmaso, Paulinho Pedra Azul e Orquestra de Câmara Sesiminas.

Vitória é modelo profissional e influenciadora digital. Além de participar de desfiles e campanhas publicitárias, ela já se apresentou em uma palestra da plataforma TEDx contando sua trajetória.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por