Primeiro dos novos trens do metrô de BH sai da China e deve chegar em dezembro
Com ar-condicionado, wi-fi e sensores de presença e sistema automático de operação, início das viagens está previsto para o primeiro semestre de 2026

O primeiro dos 24 novos trens que vão circular no metrô de Belo Horizonte já começou a viagem rumo ao Brasil. A composição foi embarcada nesta sexta-feira (31), em Qingdao, na China e deve chegar ao país em dezembro. As demais unidades seguem em produção e devem ser entregues gradualmente até o fim de 2026. O investimento é de R$ 700 milhões.
Os novos trens contam com sistema de climatização, wi-fi, câmeras de vigilância e canal direto com o condutor em casos de emergência. Também terão bancos mais amplos e um sistema de contagem de passageiros em tempo real, que informa às estações seguintes o nível de ocupação de cada vagão, permitindo melhor distribuição do público nas plataformas.
As composições incluem ainda telemetria embarcada, que envia dados ao Centro de Controle Operacional, e sistema de recuperação de energia e de frenagem, reduzindo o consumo elétrico e tornando a operação mais sustentável. O modelo de operação também adota o sistema Operação Automática de Trens (ATO), responsável por controlar aceleração, frenagem e abertura das portas de forma automatizada, o que garante viagens mais seguras e regulares.
Linha 1 modernizada e Linha 2 em expansão
As novas composições vão atender as linhas 1 e 2 do metrô. Ainda em janeiro de 2026, a rede vai ganhar a Estação Novo Eldorado, em Contagem - a 20ª do sistema -, com 1,7 quilômetro de extensão adicional. A linha 2, atualmente em obras, vai ligar o Barreiro à Linha 1 até 2028, somando 10,5 quilômetros e sete novas estações.
Ao longo de 2025, o sistema passa por obras de revitalização com foco em acessibilidade, nova sinalização, iluminação, drenagem e banheiros adaptados. A modernização completa da Linha 1 deve ser concluída em 2026.
Produção e envio
Os trens são fabricados pela Changchun Railway Vehicles, subsidiária da CRRC Corporation Limited, maior fabricante mundial de material ferroviário. A empresa já forneceu composições semelhantes para o Metrô Rio e a SuperVia. Até o fim de 2026, dez trens devem estar em operação, enquanto as demais unidades seguem em testes e montagem final na China antes de serem embarcadas.
* Informações da Agência Minas
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