Paralisação nas escolas

Professores da rede pública de BH entram em greve nesta quarta-feira

Bernardo Estillac
bernardo.leal@hojeeemdia.com.br
Publicado em 15/03/2022 às 21:54.Atualizado em 15/03/2022 às 21:54.

Trabalhadores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte entram em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (16). Os servidores exigem que a prefeitura pague o piso salarial e reinvidicam a preservação da carreira da categoria. A decisão foi tomada em assembleia em 8 de março.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE), a proposta de reajuste de 11,77% feita pela prefeitura não atende a categoria, pois não aplica o piso salarial da categoria a todos os servidores.

O Sind-REDE afirma que a prefeitura aceita chegar ao piso salarial para todos os servidores caso aconteça a eliminação de sete níveis de carreira para a categoria. Ou seja, os salários de funcionários mais novos seriam equiparados aos dos mais antigos.

“A prefeitura tem dinheiro, isso é comprovado. Porque há cinco anos ela reduziu em 30% o que gasta com educação. Por isso protestamos, porque há margem para fazer o reajuste e esperamos que isso seja resolvido rápido”, afirma a diretora de Comunicação e Imprensa do Sindicato, Vanessa Portugal, que estima em 80% a adesão à greve entre a categoria.

Nesta quarta-feira (16), uma assembleia da categoria está marcada para às 14h, na Praça da Estação, Centro de BH. Na ocasião, os trabalhadores discutirão os rumos da paralisação.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, os trabalhadores da Educação e Advogados Autárquicos são as únicas categorias que não concordaram com a proposta de reajuste de 11,77% e não há perspectivas de envio da oferta à Câmara Municipal.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por