Professores ocupam Regional Oeste em protesto contra transferência de escola

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
06/07/2016 às 12:25.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:11
 (Sind-Rede/Divulgação)

(Sind-Rede/Divulgação)

A sede da Regional Oeste de Belo Horizonte foi ocupada, na manhã desta quarta-feira (6), por professores insatisfeitos com a transferência dos postos de trabalho. O grupo, composto por aproximadamente nove docentes, informou que só deixará o prédio após negociação com o Executivo.

Além da ocupação, conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal (Sind-Rede), outros manifestantes estão reunidos em frente ao edifício. Por causa do protesto, as aulas foram suspensas nas Escolas Municipais Salgado Filho e Padre Henrique Brandão.

Os professores reclamam que foram transferidos de escolas sem explicação. "A prefeitura autorizou a transferência arbitrária de professores, sem direito de ampla defesa e sem direito de acesso à documentação que motivou tal remoção. Algo inaceitável", repudiou o Sind-Rede.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) esclareceu que intervenções foram realizadas em 60 escolas da cidade, não somente na Regional Oeste. "A SMED trabalha rigorosamente dentro de parâmetros legais e cumpre o seu papel ao fazer o acompanhamento sistemático da gestão escolar". 

Segundo nota enviada pela secretaria, relatório produzido por uma comissão apontou problemas de gestão em duas escolas. "Quanto à transferência de 12 servidores de Escolas da Rede Municipal, nos dias 30/06/2016 e 1º/07/2016, a SMED informa que, subsidiada pela avaliação sistemática das unidades escolares, acatou as demandas dos gestores responsáveis. Vale ressaltar que a transferência de lotação de servidores é processo rotineiro da administração pública, prevista na Lei 7169/96, tendo como base o estrito interesse do serviço público e a existência de vaga".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por