
Um professor da Faculdade de Educação Física da UFMG tentou entrar no prédio ocupado por estudantes para retomar as aulas na manhã desta quinta-feira (3), mas foi impedido por manifestantes, segundo informações da organização do movimento de estudantes contrários à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55/2016, que fixa o teto dos gastos públicos e está em tramitação no Senado Federal.
Ainda nessa quarta-feira (2), o professor teria chamado outros colegas via grupos de whatsapp para se juntar a ele na tentativa de retomar as aulas.
Uma reunião foi realizada entre educadores e alunos, mas nenhuma decisão foi tomada de acordo com os estudantes. Ainda segundo o movimento, o local deve permanecer ocupado também no fim de semana, quando serão realizadas as provas do Enem.
Mais tarde, por volta das 10h, cerca de 300 pessoas fizeram uma manisfestação pelas ruas do Barreiro também contra a PEC. Segundo a Polícia Militar, estudantes e professores percorreram as principais ruas da região. Nenhum tumulto foi registrado.
Veja quais escolas em Belo Horizonte tiveram o Enem adiado por causa das ocupações:
Escola Estadual Ari da Franca
Escola Estadual Geraldina Ana Gomes
Escola Estadual Governador Milton Campos
Escola Estadual Juscelino Kubitscheck de Oliveira
Escola Estadual Maria Carolina Campos
Escola Estadual Professora Maria Muzzi Guastaferro
Escola Estadual Santos Dumont
Universidade Federal de Minas Gerais – Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 e 2, Colégio Técnico (Coltec), Escola de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Faculdade de Letras (Fale) e Instituto de Geociências (IGC).
Leia mais: