Espaços públicos de BH

Profissionais, amadores e curiosos podem se divertir com pianos transformados em obras de arte

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
23/10/2023 às 10:42.
Atualizado em 23/10/2023 às 11:22
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Pianos transformados em obras de arte começaram a ser espalhados por Belo Horizonte. A população poderá tocar os instrumentos, se divertir e tirar fotos até 12 de novembro, por meio do projeto "Toque-me, Sou Teu", realizado pelo Espaço de Cultura e Arte (ECA).

A iniciativa é inspirada em um trabalho do artista britânico Luke Jerram, o “Play me, I’m Yours". São seis pianos, doados e comprados. Um deles veio dos Estados Unidos, sendo datado da Segunda Guerra Mundial, em 1940.

Seis artistas mineiros, cada um com uma identidade visual, foram convidados para fazer as pinturas: Raquel Bolinho, Rogério Fernandes, Marcus Paschoalin, Davi DMS, Vinicius e Bernardo Sek. 

Os instrumentos podem ser tocados por profissionais, amadores e curiosos. Eles ficarão expostos na Rodoviária de BH, Mirante do Museu (av. Otacílio Negrão de Lima, nº 4136), Praça da Liberdade, Estações de Metrô São Gabriel e Eldorado e no Hospital Luxemburgo. 

O vice-presidente do ECA, Ricardo Matosinho, conta que essa é a realização de sonho antigo do grupo. O projeto chegou a ser realizado no fim de 2019, mas foi interrompido pela pandemia de Covid-19, em 2020. 

“Ficamos com esse sonho adormecido, e agora conseguimos retomar com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura”, contou Ricardo. 

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Ao fim da exposição, os pianos serão doados para instituições filantrópicas, Associação Querubins, Casa Sr. Tito, Casa de Apoio Beatriz Ferraz, Instituto Mano Down, Instituto Mário Penna, além do próprio ECA.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por