Logotipo Hoje em Dia

Redação: (31) 3253-2207

Terça-Feira,30 de Abril

Profissionais da saúde temem barreira do Ato Médico ao SUS

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
05/07/2013 às 06:50.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:46

Conhecido como Ato Médico, o projeto de lei 268/2002, que regulamenta a medicina e estabelece atos privativos à categoria, se sancionado pela presidente Dilma Rousseff deve criar uma barreira entre os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e os profissionais de categorias como psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

A avaliação é da Frente Mineira em Defesa da Saúde – formada por entidades, conselhos, sindicatos e profissionais de diversas categorias – que se reuniu ontem, em Belo Horizonte para discutir o projeto, aprovado pelo Senado no dia 18.

Para a assessora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas de MG, Beatriz Carvalho, o Ato Médico, além de restringir o acesso ao profissional, limita o direito de escolha do paciente. “Cria-se uma dificuldade cada vez maior para que o paciente tenha acesso ao profissional desejado, assim como vem acontecendo com os planos de saúde. Além disso, o projeto restringe o direito de escolha e fere a autonomia dos outros profissionais, que têm sua atuação limitada”, afirmou.

O texto estabelece, entre outras coisas, que apenas o médico poderá realizar diagnósticos e prescrever terapias, um dos pontos mais polêmicos da redação, cujo prazo para sanção ou veto termina neste dia 12.

Na avaliação do presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, Rubens Schröder Sobrinho, é preciso que haja harmonia entre a atuação dos profissionais. “Cada um deve respeitar o conhecimento técnico e científico da outra profissão. Da forma como está proposto, o texto se torna retrógrado, antidemocrático e de constitucionalidade duvidosa”, disse.

Leia mais na http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/html/login/93

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por