Programa das Escolas cívico-militares em Minas será tema de audiência pública na quinta-feira
Debate foi solicitado pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) e vai tratar discutir medidas do governo estadual de dar continuidade ao programa no Estado

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa irá debater, em audiência pública nesta quinta-feira (10), as ações recentes do governo estadual que vem tentando dar continuidade ao Programa das Escolas Cívico-Militares em Minas Gerais. O debate acontece às 14h.
Solicitante da audiência e presidente da comissão, a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) entende que as ações do Governo são "autoritárias".
Uma das ações mencionadas é a publicação de um memorando direcionado a mais de 700 escolas, convocando as comunidades escolares para manifestarem interesse na adesão ao programa no prazo máximo de até 15 dias. O prazo se encerra no dia 18 de julho. Outra é a veiculação, extraoficial, de manuais com orientações sobre o programa.
O debate reunirá representantes das escolas e educadores, além do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação em Minas Gerais (Sind-UTE) e outros integrantes das comunidades escolares.
Para Beatriz Cerqueira (PT), o programa apresenta vício de inconstitucionalidade, pois a União possui competência privativa para legislar sobre a política nacional de diretrizes e bases da educação. “O Estado não possui competência para instituir modelo de ensino que não está previsto na LDB e este programa não está previsto atualmente em nenhuma lei estadual, sendo "regulamentado" por meio de memorando”.
Leia mais: