Programa Leite para 1ª Infância irá entregar mais de 16 mil litros de leite no Norte de Minas
Ao todo, 5.414 famílias serão atendidas pela iniciativa, que vai garantir que crianças de 2 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social tenham acesso ao alimento

O programa “Leite para a Primeira Infância” irá atender 5.414 famílias em Montes Claros, no Norte de Minas. Ao todo, serão entregues mais de 16 mil litros de leite para crianças de 2 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa, fruto de parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e da Prefeitura de Montes Claros, busca garantir que crianças mais necessitadas tenham acesso a um alimento essencial para o desenvolvimento nessa fase da vida.
Ao mesmo tempo, o programa busca estimular a economia local, com a compra do leite diretamente de agricultores familiares da região. Não foram divulgados detalhes sobre a data de início da entrega do alimento nem o investimento feito no Norte do estado.
A secretária de Estado da Sedese, Alê Portela, destacou a importância da iniciativa. "O Leite para a Primeira Infância é uma política que une cuidado, solidariedade e desenvolvimento. Com ele, o Governo de Minas reafirma o compromisso de cuidar das nossas crianças e de gerar renda para quem produz o alimento. É uma iniciativa que fortalece as famílias e movimenta a economia local", afirmou.
Segundo o governo de Minas, a faixa etária de 2 a 6 anos foi definida com base em diretrizes de nutrição infantil e evidências científicas. O consumo de leite bovino para menores de 12 meses é contraindicado pelas normativas de saúde.
O programa "Leite para a Primeira Infância" já está presente em 77 municípios, atendendo 17 mil famílias e distribuindo mais de 400 mil litros de leite em todo o estado. O investimento inicial é de quase R$ 10 milhões, aplicados integralmente na compra do leite e na logística de distribuição.
*Com informações da Agência Minas
Leia mais: