Conflito na Ucrânia

Programa recebe inscrições de famílias interessadas em acolher refugiados ucranianos

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com.br
28/03/2022 às 20:44.
Atualizado em 28/03/2022 às 20:51

Pelo menos 20 famílias de Belo Horizonte, do interior de Minas e do Rio Grande do Sul estão dispostas a receber refugiados ucranianos e já se inscreveram no Serviço Jesuíta aos Migrantes e Refugiados (SJMR).

A instituição está organizando uma rede de acolhimento a essas famílias, envolvendo integração socioeconômica e cultural diante das diferenças de idioma e cultura.

O processo é coordenado pelo SJMR, que atua no Brasil e em 50 países com prestação de apoio gratuito em intervenções emergenciais para oferecer proteção, projetos de educação e apoio psicossocial e pastoral. O serviço é especializado em migração, deslocamento forçado e refúgio.

As famílias que se inscreverem vão passar por uma entrevista.  Além de casa e comida, o objetivo é que essas pessoas possam ajudar os refugiados a se adaptarem ao Brasil, além de apoio na busca por trabalho e escola.

As famílias interessadas devem se cadastrar neste link. Um funcionário do SJMR vai confirmar a escolha da pessoa ou família e mediar todo o processo de acolhimento.

Por enquanto, o serviço não está realizando o cadastro de pessoas com interesse em serem acolhidas. 

Famílias Afegãs
O  SJMR já encaminhou quatro famílias de refugiados afegãos para Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Outras duas pessoas que vieram para Belo Horizonte decidiram seguir para o Rio Grande do Sul.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por