SAÚDE

Projeto Caminhar oferece avaliações físicas gratuitas em pistas de caminhada de BH; saiba onde

Da Redação (*)
portal@hojeemdia.com.br
07/07/2022 às 10:09.
Atualizado em 07/07/2022 às 10:54
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Praticantes de esportes ao ar livre em Belo Horizonte terão a oportunidade de passar por avaliações físicas gratuitas e orientações sobre a forma mais segura e adequada de realizar caminhadas. A iniciativa, coordenada pela Prefeitura de BH, faz parte do projeto Caminhar, e será ofertada em nove pistas de caminhada da capital. 

Nesta quinta-feira (7), o projeto realizou a primeira ação. O atendimento dos orientadores do Programa Caminhar ocorreu na pista da Avenida Vilarinho, próximo ao nº 5.931, na região de Venda Nova.

Ao longo da manhã, os frequentadores do local puderam aferir a pressão arterial, além de ter uma avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), nível de atividade física e composição corporal, popularmente conhecido como “percentual de gordura”. O trabalho de orientação é feito por uma equipe de profissionais e estagiários de educação física. 

Após a avaliação, os profissionais fazem uma análise dos resultados para oferecer orientações individualizadas sobre a forma mais segura de praticar a caminhada. É o caso do idoso Nei Drumond Soares Filho que aproveitou a oportunidade para conferir como estava a pressão arterial. 

"Eu até assustei, minha pressão estava um pouco elevada. O atendimento deles é maravilhoso, muito carinho e consideração. Dou nota 10. Orientação muito boa que eles dão", conta. 

O gerente do Programa Caminhar, João Rafael Caldeira, conta que a ideia do projeto é valorizar a orientação das pessoas. Os resultados dos testes e avaliações são armazenados para um monitoramento mais preciso e continuado dos participantes do programa. 

Deste modo, segundo João Rafael, o participante recebe acompanhamento individualizado e contínuo, além de orientações sobre a melhor maneira de praticar atividades físicas de modo a potencializar seus benefícios.

"É muito importante antes de fazer atividade física que a pessoa faça uma avaliação, mas muitas pessoas não sabem disso. Nós fazemos um cadastro do paciente e um acompanhamento para definir qual a atividade física mais adequada para ela", explica. 

As ações do Caminhar são realizadas entre 7h e 9h30, em nove pistas de caminhada da cidade – uma em cada regional. Nesta sexta-feira (8), será a vez dos usuários da pista da Barragem Santa Lúcia, próximo ao Centro de Saúde da região Centro-Sul, receberem as orientações.

Confira a agenda do Programa Caminhar neste link

(*) Informações de Valéria Marques

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por