Terceira idade

Projeto prepara pessoas acima de 60 anos para a volta ou permanência no mercado em BH

Da Redação
Portal@hojeemdia.com.br
21/04/2022 às 18:15.
Atualizado em 21/04/2022 às 18:19
Pessoas com mais de 60 anos podem fazer treinamento gratuito para inserção no mercado de trabalho em BH (Rede Cidadã / Divulgação)

Pessoas com mais de 60 anos podem fazer treinamento gratuito para inserção no mercado de trabalho em BH (Rede Cidadã / Divulgação)

Um projeto em BH está com inscrições abertas para capacitar gratuitamente idosos com mais de 60 anos. Neste mês, 60 alunos têm treinamento de conhecimentos socioemocionais e de formação profissional, que favorece a volta ao mercado de trabalho ou a manutenção da empregabilidade. 

Fernanda Matos, supervisora de projetos com o poder público da Rede Sênior e presidente do Conselho Municipal do Idoso – BH, explica que no mundo do trabalho, é preciso  potencializar qualidades e competências como experiência, relacionamento interpessoal, solução de conflitos, responsabilidade e disponibilidade de tempo”

Os alunos têm aulas como se portar em uma entrevista de emprego e no ambiente de trabalho ou como ser participativo com os parceiros e colegas, entre outras matérias. Cada formação tem sete encontros de 3h cada e dura cerca de uma semana e meia. 

A metodologia adotada pelo projeto Rede Sênior, promovido pela Rede Cidadã, é desenvolvida em cima de qualidades, competências e facilidades do aluno, além de uma capacitação digital oferecida para complementar a formação exigida pelo mercado. 

Na ativa desde os 14 anos, Tânia Pereira de Oliveira se viu perdida quando, aos 63, experimentou a primeira e única demissão da vida. “Perdi o chão”, recorda. Ela passou  pelo projeto Rede Sênior, promovido pela Rede Cidadã  e voltou a trabalhar com uma amiga. “Eu me desenvolvi como vendedora, melhorei a maneira de lidar com as pessoas,e essa capacitação me humanizou mais e consegui resgatar a minha autoestima”, conta Tânia, às vésperas de fazer 69 anos.

Desde que o projeto foi criado, em 2014, mais de mil idosos foram capacitados e 218 pessoas conseguiram emprego. Segundo a supervisora da Rede Cidadã, ao fomentar atividades produtivas empreendedoras e incentivar a participação cidadã, o projeto estimula os alunos a desenvolver um comportamento saudável e a ter autonomia.

E,além de combater o preconceito, oferece mão de obra qualificada e com maior longevidade. “A população idosa vem crescendo e é fundamental valorizar essas pessoas sob a perspectiva de geração de renda, aproximação com o mercado e autonomia”, reforça.

A partir de maio, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a melhora dos indicadores da pandemia as aulas voltarão a ser presenciais. Veja como se inscrever neste link.

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por