Câmara Municipal

Projeto que prevê uso de armas pela Guarda Municipal em BH já pode ser votado em 1º turno

Texto altera estatuto da corporação

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 17/07/2025 às 19:21.Atualizado em 17/07/2025 às 19:30.
Projeto de lei em tramitação na Câmara de BH propõe mudanças no estatuto da Guarda Municipal, incluindo atuação armada e em policiamento ostensivo (Breno Pataro/PBH)
Projeto de lei em tramitação na Câmara de BH propõe mudanças no estatuto da Guarda Municipal, incluindo atuação armada e em policiamento ostensivo (Breno Pataro/PBH)

O Projeto de Lei (PL) que prevê o uso de armas pela Guarda Municipal de Belo Horizonte já pode ser votado em 1º turno na Câmara dos Vereadores, após parecer favorável da Comissão de Administração Pública e Segurança Pública.

A proposta adequa a legislação local à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu, em fevereiro deste ano, a constitucionalidade da medida.

Para ser aprovado em 1º turno, o PL precisará de pelo menos 21 votos favoráveis. De autoria do vereador Vile (PL) e coassinado por outros 13 parlamentares, o Projeto de Lei 150/2025 propõe alterações no Estatuto da Guarda Municipal.

Entre as mudanças, está a inclusão de termos como “uniformizada” e “armada” no texto legal, bem como o reconhecimento da corporação como força de segurança pública de natureza permanente.

O texto institui a obrigatoriedade de capacitação e treinamentos periódicos. O controle externo das ações deverá ser realizado pelo Ministério Público, conforme diretriz do STF.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por