Câmara Municipal

Projeto quer instituir a gratuidade do transporte coletivo durante os dias de eleições em BH

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
31/10/2022 às 19:34.
Atualizado em 31/10/2022 às 19:52

Um grupo de vereadores de BH protocolou na Câmara Municipal (CMBH) nesta segunda-feira (31), um Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Pelo) que quer garantir a gratuidade do transporte público na capital durante os dias de eleições.

A proposta busca garantir o passe livre em Belo Horizonte no primeiro domingo de outubro, quando forem realizadas eleições, e no último domingo do mesmo mês, em caso de segundo turno do pleito.

O projeto, porém, ainda terá que percorrer algumas etapas até ser aprovado. Segundo a CMBH, primeiro ele passará por um procedimento interno de instrução, depois será encaminhado para a presidência, que fará um despacho de recebimento e, só então, é incorporado ao sistema e se torna público.

Em seguida, é formada uma comissão especial que emite um parecer sobre a proposta de emenda. Na última etapa, o projeto deve ser aprovado em plenário, em dois turnos.

De acordo com a justificativa, ela "visa garantir o exercício pleno da democracia por toda a população de Belo Horizonte ao conceder a gratuidade do transporte público coletivo de passageiros nos dias em que forem realizadas as eleições".

Ainda não há uma data de quando o Projeto de Emenda à Lei Orgânica se tornará público.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por