Desta vez vai?

Quarta tentativa de reunião para definir processo contra Gabriel da CMBH ocorrerá nesta terça

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
18/09/2023 às 19:20.
Atualizado em 18/09/2023 às 19:30
 (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Está marcada para esta terça-feira (19) a quarta tentativa de definir um relator para o processo que pede o afastamento do então presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (Sem partido).

Nesta segunda-feira (18), estavam previstas duas reuniões para que fosse selecionada a pessoa para guiar o processo. Às 11h a mesa diretora composta pelo vice-presidente Juliano Lopes (Agir), Flávia Borja (PP) e Wesley Moreira (PP) se reuniu para tentar chegar a uma definição. A sessão, porém, durou apenas três minutos, pois a vereadora Marcela Trópia (Novo) e Gabriel não compareceram, interferindo no quórum.

Juliano, entretanto, afirma que mesmo sem a presença dos dois parlamentares eles poderiam escolher um relator, mas optaram em “dar outra oportunidade aos demais participantes da mesa para participarem”.

Às 15h50 estava previsto ocorrer outro encontro. Mas, de acordo com o vice-presidente, a sessão do plenário se estendeu demais, impedindo que, pela terceira vez, o relator fosse definido.

A situação se desenrola desde a última sexta-feira (15), quando a mesa diretora se reuniu pela primeira vez. O encontro também teve que ser adiado após Marcela e Gabriel não comparecerem.

Em nota, Gabriel Azevedo se manifestou informando que "inexiste quórum para reunião da Mesa Diretora com a presença de apenas três integrantes" e que "essa é a posição dos servidores concursados técnicos da Diretoria do Processo Legislativo e da Procuradoria do Legislativo", o que pensa também a vereadora Marcela Trópia.

Pedido de afastamento

A denúncia contra Gabriel Azevedo foi apresentada por Sara Rayanne Silva Azevedo, ex-deputada estadual e vice-presidente do Psol em Minas Gerais. No pedido, a denunciante aponta “violações reiteradas do Código de Ética Parlamentar no exercício do mandato” e requer a destituição do presidente do Legislativo.

O pedido protocolado por Sara foi lido durante o Plenário da última quarta-feira (13). Na ocasião, Gabriel abriu mão de se manifestar após leitura e deu prosseguimento à reunião.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por