
A rua Sapucaí, localizada no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, é conhecida como uma área de mirante urbano e pólo gastronômico da capital mineira. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou nesta terça-feira (27) um formulário para que a população opine sobre a proposta de melhoria do espaço, que contaria com o fechamento do trânsito e a transformação do local em ponto cultural.
O projeto prevê que os três primeiros quarteirões da via (entre as avenidas Assis Chateaubriand e Francisco Sales) sejam alocados ao uso prioritário de pedestres, mantendo a circulação de veículos apenas para moradores que utilizam garagens e carga e descarga de mercadorias.
Com o redesenho, as linhas de ônibus que chegam pelo viaduto Santa Tereza e entram na Sapucaí passariam a subir a avenida Assis Chateaubriand e virar na avenida Francisco Sales, retornando a rua Sapucaí mais à frente.
A proposta inclui área de permanência para maior comodidade de pedestres e visitantes, mobiliário urbano, arborização e paisagismo, arquibancada mirante e quiosques comerciais com banheiro público.
Segundo a proposta da PBH, o fechamento da Sapucaí tem o objetivo de:
- Tornar a rua mais agradável e segura para as pessoas que moram e/ou frequentam o local
- Reforçar o turismo, a gastronomia e a dinâmica econômica e imobiliária do local
- Reduzir os conflitos entre pedestres e veículos e valorizar a mobilidade ativa
- Valorizar bens culturais e paisagísticos presentes na via
- Potencializar o uso do mirante da via
- Ampliar os espaços para pedestres
- Melhorar a infraestrutura urbana
Os interessados podem responder o questionário sobre o projeto de mudanças na Sapucaí por meio deste link