Quatro em cada dez adultos têm pré-diabetes e desconhecem a condição, aponta pesquisa
Mês da conscientização da doença acende o alerta para o risco silencioso do açúcar; Faculdade Promove realiza palestra sobre complicações da enfermidade

O mês de novembro, marcado por campanhas de conscientização e prevenção do diabetes, acende o alerta para os riscos e complicações que a doença pode causar. O mais recente Atlas de Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) (2025) aponta que 4 em cada 10 adultos (20-79) desconhecem ter a enfermidade.
Segundo a federação, o Brasil conta com 16 milhões de pessoas com diabetes, sendo o sexto país no ranking de incidência da doença no mundo. Até 2050, a estimativa é que o número de brasileiros afetados pela diabetes chegue a 24 milhões.
Para lembrar a data e conscientizar funcionários, o Centro Educacional UniPromove realizou uma palestra sobre as complicações da diabetes. Segundo Débora Gomes, coordenadora do curso de enfermagem da faculdade Kennedy, o evento é importante para trazer à tona os riscos que a doença pode oferecer.
“É muito importante fazer ações como essa para alertar a população a respeito do que é o diabetes. É uma doença crônica não transmissível, assim como a hipertensão arterial sistêmica, a doença renal crônica. Essas doenças são os principais fatores de risco para infarto agudo e derrame cerebral”, disse.
Além da palestra, que foi ministrada por alunos da faculdade, o evento ofereceu a mensuração de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e orientação de saúde aos trabalhadores, alunos e demais presentes.
"Estudos mostram que muitos pacientes têm diabetes, mas não sabem. Então, com ações como essas, nós conseguimos fazer um levantamento e auxiliar os pacientes em um diagnóstico mais precoce”, disse a coordenadora.
VEJA FOTOS:





