Calendário Extraoficial

Quer acompanhar o Carnaval de rua de BH? Redes sociais divulgam programação dos blocos

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
20/01/2023 às 19:13.
Atualizado em 20/01/2023 às 20:53

Faltando um mês para o que promete ser o maior Carnaval de rua de Belo Horizonte, usuários das redes sociais criaram uma forma de ajudar os foliões a se programarem. Eles estão divulgando, de forma extraoficial, as datas de ensaios, festas e cortejo dos blocos de rua da capital.

A programação é compartilhada por meio de tabelas e planilhas online e atualizada diariamente. Alguns perfis atualizam até em tempo real, já que horários e endereços podem sofrer alterações.

Um dos responsáveis por ajudar os foliões é o coletivo Se Tem Broquin Eu Vou, que possui quase 20 mil seguidores na internet. Tudo começou com Bebel Queiroz, em 2017. Ela fazia compilados de ensaios e cortejos dos blocos e compartilhava com amigos.

Em 2018, o publicitário Ed Silva viu que a ideia era de utilidade pública e resolveu criar um perfil no Instagram só para esse serviço. Outros três integrantes colaboram com o planejamento, organização e criação de conteúdos para as redes sociais. O coletivo possui perfis no Twitter, Telegram e Spotify.

Coletivo Se Tem Broquin Eu Vou (Bruna Doti / Divulgação STBEV)

Coletivo Se Tem Broquin Eu Vou (Bruna Doti / Divulgação STBEV)

Todo o trabalho é colaborativo, mas após a maior visibilidade na internet, em 2019, o grupo começou a criar e vender produtos da marca para amigos e seguidores.

O publicitário contou que o serviço prestrado pelo Se Tem Broquin Eu Vou vai além da folia. “Há uma questão social também, em ajudar as pessoas que trabalham no Carnaval. Nossa divulgação alcança empreendedores locais, que vendem bebidas, roupa e adereços".

Quem também teve a ideia de criar planilhas para ajudar as pessoas a se organizarem e curtirem o Carnaval foi o analista de marketing Gabriel Lomasso.

"Tudo começou quando uns amigos vieram passar o Carnaval em BH e queriam indicação de blocos para ir. Era uma ferramenta só para a gente se organizar. Mas isso acabou se espalhando para outros grupos, de forma inesperada, e eu decidi fazer uma planilha com a programação de praticamente todos os blocos da cidade", contou o folião.

Criado em 2018, o perfil Vou pro Bloco já conseguiu mais de 1,7 mil seguidores e Gabriel divulga a programação de ensaios e cortejos dos blocos de forma online, em tempo real, aberto para qualquer pessoa.

Gabriel LOmasso do Vou pro Bloco (Reprodução / Arquivo pessoal)

Gabriel LOmasso do Vou pro Bloco (Reprodução / Arquivo pessoal)

Após dois anos sem festa por conta da pandemia de Covid-19, a expectativa do criador do perfil é “sair da seca do Carnaval”. “Todo mundo tá ansioso e muito empolgado. Os ensaios já começaram, a energia já é diferente, acho que vai ser a maior festa da história", comentou Gabriel Lomasso.

Segundo a Prefeitura de BH, 493 blocos de rua se cadastraram para desfilar em fevereiro, na data oficial da folia que, neste ano, ocorre entre os dias 4 e 26.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por