Reabertura de academias terá risco 'pequeno' se houver respeito às regras, diz Estado

Anderson Rocha
@rochaandis
20/08/2020 às 15:11.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:20
Moradora ajuizou ação contra o condomínio por considerar injusta a punição (Frederico Haikal/Hoje em Dia/Arquivo)

Moradora ajuizou ação contra o condomínio por considerar injusta a punição (Frederico Haikal/Hoje em Dia/Arquivo)

Após liberar a reabertura de academias nas cidades classificadas na onda amarela do programa Minas Consciente, o governo de Minas informou, nesta quinta-feira (20), que o risco de contágio por Covid-19 nesses espaços será 'pequeno' se houver respeito às regras sanitárias.

"Isso parece que é um compromisso de todas as pessoas que têm vínculo com a academia, de manter o controle sanitário. Em se mantendo, nós entendemos que o risco será pequeno", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Segundo o gestor, a liberação - que passa a valer neste sábado (22) - foi possível porque, na atualidade, os usuários de academias estão mais conscientes sobre a doença e os donos desses estabelecimentos já entenderam como adaptar o ambiente aos protocolos sanitários exigidos.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, explicou que a migração das academias da onda verde para a onda amarela só ocorreu devido às análises e estudos técnicos do governo de Minas.

"O próprio Minas Consciente é ativo, dinâmico, e tem que estar preparado para atender às demandas sociais, respeitando a preservação da vida. Nesse quesito, observou-se que há um ambiente seguro para o retorno das academias", declarou.

Torneios esportivos

Em conjunto com a abertura das academias, Carlos Eduardo Amaral informou ainda que jogos ao ar livre, incluindo torneios amadores de futebol, poderão ser permitidos, desde que cumpram as medidas sanitárias previstas no protocolo do Minas Consciente. 

"As atividades podem começar a serem avaliadas, e se é possível cumprir protocolos. Se não for possível cumprir os protocolos de distanciamento, de risco de contato, elas não podem ser liberadas. Caso o protocoolo seja possível de ser cumprido, nós começamos a entender que possa ser liberado", declarou.

Amaral afirmou que está proibida qualquer tipo de aglomeração. "Em atividades que envolvam copas, com torcida, não pode ter nenhuma atividade esportiva por enquanto", disse.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por