Redução da taxa de mortalidade em casos cirúrgicos garante prêmio ao Hospital Dr. Mário Ribeiro
Complexo hospitalar em Montes Claros, fundado pelos médicos Ruy e Raquel Muniz foi homenageado nesta quinta-feira, em BH
Referência em atendimentos no Norte de Minas e primeiro complexo da região a ofertar cirurgia robótica, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro (HCMR) recebeu o prêmio "Líderes na Entrega de Valor em Saúde". A unidade foi reconhecida pela eficiência e pela redução da taxa de mortalidade em Montes Claros. A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (23), na sede da Associação Médica de Minas, em Belo Horizonte.
O reconhecimento foi concedido pelo Grupo IAG Saúde – especializado em gestão na área. Outras 47 instituições que se destacaram entre julho de 2024 e junho de 2025 também foram homenageadas.
Diretora técnica do complexo hospitalar do Norte de Minas, Luciana Santana destacou as cirurgias eletivas realizadas. "Uma alegria enorme ver o Mário Ribeiro ser reconhecido junto a um rol de hospitais que participam desse evento. Fazemos parte do hospital que mais realiza cirurgias no Estado, com uma taxa de eficiência de baixa mortalidade", afirmou.
De acordo com a médica Raquel Muniz, co-fundadora do hospital e uma das profissionais que atuam no complexo, os resultados positivos obtidos ao longo dos últimos anos se devem à parceria com as Faculdades Funorte e o Hospital Hilton Rocha de Belo Horizonte, além de uma equipe qualificada e comprometida.
Incentivo
Presente à cerimônia em BH, o secretário de Estado de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti, afirmou que a premiação incentiva as unidades hospitalares a manterem as "entregas" à população. "Premiamos aqueles que estão dando uma saúde de mais qualidade. A gente paga não só por procedimento, mas também por entrega, por desfecho, por quem melhor atende e melhor recebe. Então, é um prêmio muito importante pra gente reconhecer o esforço de diversos hospitais".
Para a consultora médica do Grupo IAG Saúde, Luciana Lara, o prêmio busca evidenciar onde está o melhor atendimento aos pacientes mineiros. Ela explica que a seleção dos hospitais foi feita a partir da metodologia Diagnosis Related Groups (Grupos de Diagnósticos Relacionados), que agrupa pacientes por características clínicas e procedimentos, tornando os resultados de saúde comparáveis e mensuráveis.
"Precisamos evidenciar a melhor utilização dos gastos dos recursos hospitalares em saúde para incentivar outros hospitais a fazerem o mesmo", afirmou.

