ALMG

Reunião debate atuação dos órgãos públicos que analisam impactos ambientais das mineradoras

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
30/08/2022 às 10:57.
Atualizado em 30/08/2022 às 10:57
 (Divulgação / Vale)

(Divulgação / Vale)

O trabalho dos órgãos públicos que analisam a viabilidade e os impactos ambientais das mineradoras serão os temas da discussão da Comissão de Administração Pública nesta terça-feira (30), durante a reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. 

A audiência também tem vai debater a revisão da composição da Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e dos conselhos consultivos das unidades de conservação (UCs) estaduais. 

A discussão vai levar em conta os questionamentos da reunião do dia 6 de julho quando foi abordada situação do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, que, embora seja uma unidade de Conservação de proteção integral, sofre com atividades minerárias na zona de amortecimento (área de proteção ao redor da unidade de conservação) e áreas próximas ao parque.

Os estudos  técnicos apresentados durante essa reunião por mineradoras e a atuação de conselhos consultivos foram alvo de críticas por parte dos participantes da discussão. 

Na ocasião, foi abordada a situação do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, que, embora seja uma UC de proteção integral, sofre com atividades minerárias na zona de amortecimento (área de proteção ao redor da unidade de conservação) e áreas próximas ao parque.

Naquela audiência, vários participantes criticaram a credibilidade dos estudos técnicos apresentados pelas próprias mineradoras e a atuação de conselhos consultivos, os quais sempre tenderiam a beneficiar essas empresas.

Entre os críticos estão o ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) em Minas Gerais, Júlio César Grillo sob alegação de que o interesse da mineradora é um laudo que defenda seus interesses econômicos. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por