Transporte Público

Reunião sobre redução de tarifa de ônibus com PBH, Câmara e sindicato termina sem avanços

Clara Mariz e Bernardo Estillac
portal@hojeemdia.com.br
07/02/2022 às 20:47.
Atualizado em 07/02/2022 às 20:59
 (Carlos Roberto)

(Carlos Roberto)

A Prefeitura de Belo Horizonte, a Câmara Municipal e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Setra-BH) não chegaram a um consenso sobre o valor da passagem dos ônibus da capital. Nesta segunda-feira (7) representantes das entidades participaram de uma audiência de conciliação que terminou sem acordo. Uma nova reunião entre foi marcada para a próxima segunda-feira(14).

 
Em nota, a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Nely Aquino (Pode), informou que a casa está disposta a abrir mão de parte dos seus recursos economizados por todos os vereadores para viabilizar a redução nas passagens. Porém, ainda não houve um acordo porque o prefeito Alexandre Kalil (PSD) não compareceu ao encontro. E, por isso, segundo ela, os parlamentares ainda não tiveram acesso ao texto do projeto de lei do Executivo. 
 
“Até agora a Câmara não recebeu nenhum projeto. Nós fizemos a nossa parte, oferecemos recursos, nos dispusemos a ajudar. Até agora, o prefeito não enviou o projeto e, para piorar, sequer compareceu à reunião”, afirmou a parlamentar. 

O sindicato das empresas de ônibus que operam em BH informou que recebeu com “satisfação” o comunicado de que o Legislativo municipal está disposto a discutir e a colaborar com a modernização do Contrato de Concessão do Transporte Público da capital. “A Presidente Nely Aquino inclusive mencionou a possibilidade de disponibilizar parte dos R$44 milhões economizados pela Câmara de Vereadores para auxiliar a população de Belo Horizonte no pagamento das tarifas", explicou. 
 
De acordo com a PBH, o projeto de lei que trata da redução do valor da tarifa do transporte na capital será apresentado à Câmara “o mais breve possível”, em uma data que ainda será definida. Quanto à presença de Kalil na reunião, a assessoria de imprensa do executivo informou que, por se tratar de uma audiência de assuntos jurídicos e técnicos, “não havia a necessidade da presença do prefeito”. O Município foi representado pelo Procurador Geral, Castellar Guimarães, e pelo Subprocurador-Geral do Município, Caio Perona.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por