Entenda o caso

Risco de incêndio e falta de autorização: show de Dilsinho em Ouro Preto corre risco de ser suspenso

Apresentação está marcada para o próximo dia 10 na Praça Tiradentes

Camilla Kind*
@camillakind
04/09/2023 às 18:10.
Atualizado em 04/09/2023 às 18:41
Dilsinho tem show marcado para o próximo dia 10 em Ouro Preto (@daniivalverdee / reprodução Instagram)

Dilsinho tem show marcado para o próximo dia 10 em Ouro Preto (@daniivalverdee / reprodução Instagram)

O show do cantor Dilsinho em Ouro Preto, região Central de Minas, marcado para o próximo dia 10, pode ser cancelado. A apresentação, anunciada pelo próprio artista nas redes sociais, corre o risco de ser suspensa por falta de segurança.

Nesta segunda-feira, o Ministério Público Federal e o Ministério Público de Minas recomendaram a suspensão por risco de incêndio, alegando, também, que  o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não autorizou o evento - marcado para ser realizado na Praça Tiradentes, bem no centro histórico da cidade. 

(Instagram / Reprodução)

(Instagram / Reprodução)

No texto, informam que a decisão visa "prevenir danos ao patrimônio histórico e cultural do Conjunto Urbano Tombado e à vida das pessoas, devido ao risco de tumulto, incêndio, demolição, depredação, falta de segurança", entre outros. 

O documento relembra a frequência da ocorrência de incêndios em instituições que guardam a memória da nação brasileira, como o Hotel Pilão, que pegou fogo em 2003, em Ouro Preto - citando ter sido "um dos mais tristes históricos de perdas do patrimônio cultural da humanidade".

(MPMG / Divulgação)

(MPMG / Divulgação)

Tanto o Ministério Público Federal, quanto o Ministério Público de Minas relembraram, também, a sobrecarga de energia causada pelo Festival de Inverno, festejado na Praça Tiradentes em julho de 2023. Ocorreu um curto-circuito no Museu da Inconfidência, que colocou em risco o patrimônio cultural tombado. 

É enfatizado pelos ministérios que Ouro Preto é uma “cidade inflamável” já que inúmeras edificações antigas que possuem fiações elétricas precárias e materiais inflamáveis, não há barreiras de contenção de incêndio entre os bens devido à época das construções.

(MPMG / Divulgação)

(MPMG / Divulgação)

Além disso, há baixa estrutura de prevenção e combate a incêndio na cidade, como poucas redes de hidrante, déficit de equipe e de instrumentos do Corpo de Bombeiros de Minas e ruas estreitas que dificultam a locomoção dos caminhões da corporação. 

Ainda não houve o cancelamento oficial do show. 

*Estagiária sob supervisão de Valeska Amorim

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por