Risco de queda obriga supressão em 20% das árvores vistoriadas na capital

Lucas Eduardo Soares
31/10/2019 às 20:37.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:29
Câmara alterou a Lei de Crimes Ambientais  (LUCAS PRATES – 27/06/2019)

Câmara alterou a Lei de Crimes Ambientais (LUCAS PRATES – 27/06/2019)

A cada cinco árvores vistoriadas em Belo Horizonte, uma precisa ser suprimida. Os dados, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), foram compilados entre janeiro e setembro. Dos mais de 39 mil espécimes que passaram por pente-fino este ano, 8.470 deixaram de existir. 

Os trabalhos fazem parte das ações para prevenir estragos principalmente durante a temporada de chuva. Na tempestade da última terça-feira, a Defesa Civil atendeu a quatro ocorrências de queda de árvores. LUCAS PRATES – 27/06/2019Trabalhos foram realizados na rua Barão de Macaúbas, no bairro Santo Antônio

Nesta quinta-feira (31), um galho caiu sobre um homem que trabalhava na avenida Cristóvão Colombo, na Savassi. Até o fechamento desta edição, a informação era a de que ele teve um trauma leve no crânio e tinha sido encaminhado ao hospital João XXIII. 

A regional que mais perdeu espécimes foi a Oeste – 2 mil cortes. “São priorizadas as podas e supressões de árvores condenadas ou que possam representar riscos de causar danos humanos ou materiais e que já possuam laudos indicando a supressão, com eminente risco de queda”, explicou o órgão, por meio de nota. 

O número preocupa, diz o professor da UFMG Fernando Augusto de Oliveira e Silveira. De acordo com ele, os moradores da capital já têm sentido que a cidade está cada vez mais quente. 

“Entendemos que algumas árvores precisam ser podadas, cortadas. Mas há casos de árvores consideradas saudáveis que foram suprimidas”, diz o docente, que integrou o Departamento de Botânica e hoje trabalha no de Genética, Ecologia e Evolução.

Para o especialista, os critérios adotados precisam ser mais claros. Ele também defende reposições “na quantidade correta”, disse. “O serviço que uma árvore grande presta não é o mesmo que de uma muda”, explica. 

Para Fernando Augusto, um planejamento de longo prazo deve ser priorizado. “Sabendo que vai cortar, deve-se plantar com antecedência”, sugere.

em BH

Ações

A Sudecap informou que não seria possível disponibilizar fonte para comentar os dados. Uma coletiva de imprensa para falar sobre ações específicas para o período chuvoso em BH está marcada para hoje.

Quem quiser solicitar vistoria de uma árvore pode entrar em contato por meio do aplicativo PBH APP, site pbh.gov.br ou telefone 156.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por