Risco de trombose com vacinas contra Covid é mínimo, diz angiologista

Maria Amélia Ávila
mvarginha@hojeemdia.com.br
17/08/2021 às 18:38.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:42
 (Divulgação)

(Divulgação)

O risco de uma pessoa ter trombose depois de tomar qualquer uma das vacinas contra a Covid-19 é mínimo. A afirmação é do presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Bruno Naves. 

Segundo o médico, os benefícios da imunização são muito superiores em relação aos riscos para pacientes contaminados pelo novo coronavírus. 

Dados do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a relação é de 0.0004% para quem toma a vacina contra 16,5% para quem contrair o vírus. 

Trombose é a ocorrência de coágulos dentro de uma veia obstruindo parcial ou totalmente a circulação nesse vaso. Se o coágulo se soltar, pode se deslocar ao longo das veias até os pulmões, podendo causar problemas sérios. 

A Campanha Azul Vermelho, que acontece durante o mês de agosto, é um alerta para os cuidados com a saúde vascular. 

Algumas orientações para melhorar a condição vascular são parar de fumar, ter um sono regular, incluir frutas, verduras e legumes na alimentação e, acima de tudo, fazer exercícios físicos regularmente. 

“Quem está em home office deve seguir a seguinte rotina, trabalhar por 50 minutos em frente ao computador e levantar por 10 minutos”, recomenda o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. 

Acompanhe a entrevista na íntegra.   

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por