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Rodoanel terá 100km de malha rodoviária; obras devem começar em 2024 e dependem de licença ambiental

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
31/03/2023 às 12:51.
Atualizado em 31/03/2023 às 13:38
 (Divulgação/Seinfra)

(Divulgação/Seinfra)

O Governo de Minas assinou, na manhã desta sexta-feira (31), o contrato de concessão do Rodoanel. As obras devem custar R$ 5 bilhões e durar cerca de cinco anos. Do valor total, R$ 3 bilhões são oriundos do acordo com a mineradora Vale pela reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Os outros R$ 2 bilhões serão investidos pela empresa INC.S.P.A, vencedora do leilão.

A expectativa do governo é começar as obras no ano que vem. Para iniciar os trabalhos, o governo precisa adquirir a licença ambiental, que seria o próximo passo do projeto. Inicialmente, serão construídos 100km de malha rodoviária no traçado planejado - que pode ser alterado dependendo dos pedidos feitos para a aquisição da licença. 

Construção do Rodoanel
Para chegar no traçado ideal, o governo realizou oito audiências públicas e ouviu mais de 650 propostas, feitas por membros da sociedade civil. Os técnicos da Secretaria de Estado e Infraestrutura estudaram dez alternativas até finalizarem a proposta apresentada.

Os 100km serão divididos em quatro “alças”, chamadas de Norte, Oeste, Sudoeste e Sul, que passarão pela capital e por Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem, Betim, Ibirité e Nova Lima.

Uma das principais intenções de todo o projeto é retirar a grande movimentação de caminhões e veículos pesados do fluxo urbano das cidades. Durante as obras, serão criados mais de 15 mil empregos.

Pedágio
De acordo com o Governo do Estado, o Rodoanel vai contar um novo sistema de pedágio. Chamado de “free flow”, a ideia é não ter praças físicas de cobrança durante o trajeto.

O veículo que entrar na rodovia vai ser fotografado pelo sistema de câmeras da via e acompanhado durante todo o percurso. O pagamento será feito de forma proporcional pela quilometragem percorrida dentro do Rodoanel.

Ainda não foi esclarecido como os motoristas poderão pagar o pedágio, mas as informações preliminares são de que será feito por forma digital, por aplicativo ou por recibo enviado por e-mail. 

Usuários que utilizarem o Rodoanel diariamente ou quem percorrer todo o trajeto, terão um cadastro especial para receber desconto na hora de efetuar o pagamento.

Redução de danos
A previsão inicial é de que a primeira parte das obras sejam concluídas no segundo semestre de 2028. O Anel Rodoviário é uma das vias mais perigosas do estado, com diversos acidentes com vítimas durante todo o anel. Com a construção do Rodoanel, a expectativa apresentada é de que as batidas sejam reduzidas em até mil por ano. 

Também serão retirados mais de 5 mil caminhões diariamente das vias urbanas da Grande BH, diminuindo não só o número de acidentes, mas as incidências de trânsito. 

Quem utiliza a via diariamente pode ter um ganho de até 50 minutos no trajeto.

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