SAÚDE

Rodoviária de BH recebe campanha sobre riscos da automedicação

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
Publicado em 05/05/2023 às 11:28.
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Viajantes que passam pela rodoviária de BH, nesta sexta-feira (5), são alvos de campanha do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) sobre os riscos do uso de medicamentos sem prescrição médica. A ação faz parte das celebrações do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. 

A data visa conscientizar a importância de se respeitar a prescrição médica, a não abusar de medicamentos não prescritos e fazer o uso correto de dosagem. Presidente do Conselho Regional de Farmácia, Júnia Célia Medeiros explica que o uso indevido de remédios pode causar graves problemas de saúde e até a morte. 

"Nós temos como consequência reações alérgicas, podendo levar a morte, intoxicações, resistência bacteriana e também a questão de mascarar as doenças. Não existe medicamento sem orientação. Qualquer medicação, mesmo que isento de prescrição, ele não é isento de orientação", afirma. 

Em todo o país, cerca de 20 mil pessoas morrem por ano devido ao uso de fármacos por conta própria, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma). Segundo uma pesquisa conduzida pelo Conselho Federal de Farmácia, 77% dos brasileiros têm esse hábito nocivo como prática rotineira. 

"O Brasil é o terceiro país que mais consome medicamentos no mundo. Nós temos um paracetamol, por exemplo, que pode causar hepatite. A dipirona pode causar anemia. Então são vários os problemas. Não existe medicamento sem orientação", alerta a presidente do Conselho de Farmácia. 

Além da orientação, a campanha que vai das 8h30 às 16h, na rodoviária de BH, também realiza aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, além de uma dinâmica com os participantes. O aposentado José Geraldo, de 70 anos, aproveitou para fazer um check up rápido. "A ação é muito bacana, ótima ideia. Fiz os exames e tive uma pequena alteração na pressão, então vou procurar um médico para avaliar", contou.

Os passageiros também vão receber um folder com informações sobre medicamentos, como uso racional, onde guardá-los, como devem ser ingeridos, a forma correta de descarte, entre outras explicações.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por