
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) fará um investimento de mais de R$ 700 milhões em infraestrutura rodoviária em Minas Gerais neste anos. O montante, destinado aos novos contratos de manutenção e conservação que abrangem as 40 unidades regionais da autarquia em todo o estado, representa um aumento de 125% em comparação com os R$ 310 milhões investidos em 2022.
Este aporte de recursos permitirá a revitalização de mais de mil quilômetros de rodovias estaduais até o final do ano, beneficiando diretamente a mobilidade e a segurança dos usuários em diversas regiões de Minas Gerais.
O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, destaca o impacto positivo desse investimento: "O DER-MG vem investindo cada vez mais na malha rodoviária estadual. O resultado é que temos rodovias melhores na medida da evolução das obras que acontecem em todas as regiões mineiras."
Os dados recentes da autarquia comprovam a melhoria na qualidade das estradas. O índice de rodovias consideradas ruins caiu de 22,1% em outubro de 2022 para 13,4% em abril de 2025, uma redução de quase 9%. No mesmo período, o percentual de rodovias classificadas como boas saltou de 34,1% para 45,9%.
Os novos contratos em andamento abrangem uma ampla gama de serviços de manutenção e conservação, tanto em estradas pavimentadas quanto não pavimentadas. As intervenções incluem a recuperação de aterros, revitalização da sinalização viária, serviços de poda e capina, e a limpeza de sistemas de drenagem.
Um exemplo concreto dos resultados desses investimentos é a revitalização da MG-255, entre Cruzeta e Tapagipe, no Triângulo Mineiro. O trecho recebeu nova sinalização e diversos serviços de manutenção, garantindo mais segurança e conforto aos motoristas. Na região Central, a MGC-259 está passando por obras de recuperação do pavimento em mais de 85 quilômetros, nos trechos entre Curvelo e Felixlândia, e entre Curvelo e Presidente Juscelino.
Segundo Rodrigo Tavares, o novo modelo de contrato adotado pelo DER-MG proporciona maior agilidade na resposta às demandas do dia a dia, especialmente durante o período de chuvas. Graças ao volume expressivo de recursos, os impactos das precipitações têm sido significativamente menores em comparação com anos anteriores.
Atualmente, apenas dois trechos rodoviários enfrentam interrupção total: um em Botumirim, no Norte de Minas (com projeto já concluído), e outro em Igaratinga, na região Central (com projeto em andamento). Além disso, apenas sete pontos apresentam tráfego por meio de variante, e todos já se encontram em fase de licitação para obras de recuperação.
Adicionalmente, o Governo de Minas, através do programa Caminhos pra Avançar, planeja concluir a recuperação de mais de 2,2 mil quilômetros de rodovias estaduais até o final de 2025, complementando os esforços de manutenção e conservação e consolidando um cenário de melhorias contínuas na malha viária mineira.
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