Foi concluída nesta quinta-feira (21) a Fase 1 da operação “Trânsito Melhor – Mobicentro”, da BHTrans, que vai realizar uma série de intervenções na região do Hipercentro da capital.
Desde a manhã desta quinta, as ruas Espírito Santo e Tupis – no quarteirão anterior à avenida Afonso Pena – tiveram os sentido alterados. A primeira passa a ser mão dupla. Quem vem da Afonso Pena, no sentido Mangabeiras, pode entrar na rua à direita.
Motoristas que descem a Espírito Santo podem entrar na avenida apenas no mesmo sentido. Ficou proibida a conversão à esquerda e seguir direto na via. Quem quer voltar para a Espírito Santo após a Afonso Pena ou entrar na avenida no sentido Centro, deve entrar à direita na Tupis – que teve o sentido invertido - e, após, convergir à esquerda.
Durante o dia, agentes da BHTrans orientam motoristas, além de placas e faixas, que indicam as mudanças. Ainda assim, parte de quem passou pela região ficou confuso quanto às intervenções. “Fui pego de surpresa. Não da muito para entender”, disse o motorista Jair Alves, de 33 anos. “Achei um pouco confuso, mas vamos esperar para ver se isso será bom para o trânsito na região”, disse a administradora Fernanda Moraes, de 26.
Antes disso, também pela Fase 1, a avenida Assis Chateubriant (ao lado do Viaduto Santa Teresa), entre a Avenida dos Andradas e Rua da Bahia, já estava operando em mão única no sentido contrário.
Outras mudanças estão previstas no Hipercentro da capital, que serão realizadas em duas fases. A expectativa da BHTrans é que a conclusão seja até o fim de junho.