O Arraial de Belo Horizonte terminou no último domingo (9) e entregou, nesta terça (11), ao Grêmio Recreativo Cultural São Gererê, o título de campeã do concurso de quadrilhas no Grupo Especial, com a pontuação máxima (nota 100). Esta foi a quinta vez que a agremiação venceu a competição.
A quadrilha, que foi a última se apresentar no domingo, na Praça da Estação, prestou homenagem aos 35 anos do Grupo Galpão, um dos mais importantes do país, recriando a montagem histórica de ‘Romeu e Julieta’. “Entramos no tablado com o coração no chapéu de palha”, contou Jadison Nantes, presidente da São Gererê.
A apuração dos votos aconteceu na tarde desta terça-feira (11), no Coreto do Parque Municipal Américo Renê Gianetti, no centro da cidade. As quadrilhas Fogo de Palha e Fulô de Laranjeira conquistaram 99,9 pontos. O critério de desempate foi a pontuação do Conjunto, ou seja, a forma geral e integrada de apresentação como Grupo de Quadrilha Junina.
Com isso, Fogo de Palha se sagrou a vice-campeã e o terceiro lugar ficou com a Fulô de Laranjeira. Para finalizar a premiação, o Grêmio Cultural São Mateus ficou com o quarto lugar.
Os quesitos julgados foram conjunto, coreografia, caracterização, marcador da quadrilha, e o casal de noivos.
Rebaixados
Os quatro últimos colocados do grupo Especial que foram rebaixados são Quadrilha Arraial do Sem Nome, Grêmio Recreativo Arriba Saia, Grupo Folclórico Pé Rachado e Quadrilha Balancê Mineiro. Eles poderão disputar o concurso de quadrilhas em 2018 pelo Grupo de Acesso.