Usuários do transporte público já contam com uma nova ferramenta para denunciar problemas relacionados aos ônibus que rodam em Belo Horizonte, como atrasos, falta de coletivos, descumprimento de horários e superlotação.
O canal está disponível via WhatsApp, pelo número (31) 98472-5715. Para fazer a reclamação, é preciso informar o número da linha e do veículo, informações disponíveis nas traseiras dos coletivos.
Veja abaixo como identificar:
Além disso, é necessário detalhar dia e horário do fato e um breve relato do ocorrido. O usuário pode acompanhar o relatório do registro por meio do portal da PBH. As mensagens serão enviadas à Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob).
Moradora do bairro Santa Mônica, na região da Pampulha, Ana Carolina é usuária do transporte público de BH e cobra que a população participe ativamente da fiscalização. “Se todos fizerem sua parte, melhora e muito”.
O enfermeiro Jader Nascimento, de 33 anos, avalia: “É válido ter o canal de denúncia, pois conseguimos passar para as autoridades os problemas e reclamar”, afirmou.
Canal de denúncias
O canal de denúncias faz parte dos 17 itens a serem implementados, previstos no acordo de subsídio de R$ 237,5 milhões entre Câmara Municipal, Prefeitura e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SetraBH).
Segundo a PBH, a ideia é mapear os problemas em tempo real, auxiliando a Sumob a planejar as ações de fiscalização em pontos de maior demanda.
Ainda conforme a prefeitura, a ferramenta vai ajudar a verificar se o aumento de linhas de ônibus após o subsídio foi suficiente para melhorar a qualidade do serviço.