Risco de choque

Saiba o que fazer quando uma árvore ou poste cair em cima do carro

Cemig alerta sobre procedimentos de segurança em situações de queda da rede elétrica em veículos

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/02/2024 às 15:25.
Recomendação, em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia (Divulgação / Cemig)

Recomendação, em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia (Divulgação / Cemig)

Um risco que todo motorista corre, especialmente em dias de chuva, é ter o carro atingido por uma árvore ou um porte. Foi o que aconteceu em Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (23), quando a tempestade derrubou árvores e postes da rede elétrica em uma rua do bairro Sion, na Região Centro-Sul. O motorista pediu para que a família aguardasse dentro do carro até a chegada da equipe da Cemig. Procedimento considerado correto pela companhia

“Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas não podem se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também. Nos casos em que condutores rompidos caiam sobre veículos, é muito provável que, ao sair do automóvel, a pessoa sofra um choque elétrico, que pode ser de até 13 mil e oitocentos volts, caso seja uma rede de média tensão”, orienta Demetrio Aguiar, engenheiro eletricista da Cemig, especialista em segurança do trabalho.

Demetrio Aguiar explica que, em ocorrências deste tipo, as pessoas apenas devem deixar o veículo em caso de incêndio. Mas, mesmo assim, os passageiros devem observar algumas situações, como saltar o mais longe possível do automóvel e sem tocar na lataria.

“O único caso em que a pessoa deve deixar o veículo imediatamente é em situações de incêndio. Nessas ocasiões, se for necessário sair do veículo, a pessoa nunca deve tocar a estrutura do automóvel e no solo ao mesmo tempo, porque ele se tornará o caminho entre a corrente elétrica e o solo. Isso pode ser fatal ou causar queimaduras gravíssimas. O correto é que a pessoa abra a porta e salte de forma a não tocar no veículo e no solo ao mesmo tempo e sempre longe do cabo partido. Ao cair no solo a pessoa deve andar em passos curtos até se afastar do veículo ou do cabo partido. Apesar da dificuldade esta é a única forma de evitar o choque elétrico”, detalha.

Aciine a Cemig

A recomendação, em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia. Se uma árvore cair na frente de alguma residência, a recomendação é nunca tentar retirá-la ou cortá-la, e chamar o corpo de bombeiros para a retirada da vegetação caída.

Em muitos casos, no meio da árvore ao solo, pode existir um cabo partido da rede elétrica que pode estar energizado e escondido no meio dos galhos e, ao tentar fazer a retirada, a pessoa pode sofrer um choque elétrico de até 13.800 volts, com risco de morte ou graves queimaduras.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por