Em execução

Santa Casa de BH deve finalizar plano de prevenção contra incêndios em 2023

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
29/06/2022 às 18:14.
Atualizado em 29/06/2022 às 18:25

A Santa Casa de Belo Horizonte deicidu implementar um plano de prevenção contra incêndio, aprovado em fevereiro deste ano, que deve ser finalizado em meados de 2023. O estudo foi feito com participação do Corpo de Bombeiros e inclui investimentos para diminuir riscos e lidar com eventuais ocorrências.

Segundo o diretor-jurídico da Santa Casa, João Costa, após a conclusão do plano será solicitado o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). "É um projeto que prevê intervenções no sentido de diminuir o risco de incêndios, com acesso à água para apagar eventuais fogos, extintores de incêndio e sistema de iluminação que garanta fuga das pessoas", destacou.

Na última segunda-feira (27), um incêndio no 10º andar da instituição, onde funcionam os Centros de Terapia Intensiva (CTIs), provocou evacuação total do prédio. Dois pacientes que estavam internados morreram enquanto eram transferidos para outras unidades de saúde, segundo informou a Santa Casa.

Uma das medidas que consta no plano é a ampliação da equipe de brigadistas. Atualmente, segundo o diretor-jurídico, existem 563 profissionais capacitados. "Estamos no processo de treinamento de outros e esse número chegará a 1,5 mil funcionários treinados", disse João Costa.

Rota de fuga
A Santa Casa de BH conta com três rotas de fuga: duas escadas laterais e uma central. Previstos no plano de prevenção a incêndios, corrimãos nas escadas já haviam sido implementados e auxiliaram na fuga dos pacientes e dos profissionais da unidade no incêndio da última segunda.

Outra medida prevista no plano que auxiliará eventuais fugas será a implementação de luminárias de emergência, segundo o diretor-jurídico.

Recursos financeiros
Os custos para a implementação do plano estão estimados em mais de R$ 2 milhões, de acordo com a Santa Casa. Ele admite dificuldades financeiras e pede colaboração da sociedade e do poder público

"Estamos pedindo, sim, apoio para que a Santa Casa consiga não só finalizar esse plano, mas outros que são necessários. Temos trabalhado junto com os órgãos públicos para a Santa Casa ter toda documentação do licenciamento atual e moderno conforme prevê as normas", afirmou João Costa.

Ainda conforme o diretor-jurídico, o incêndio de segunda apontou para necessidade de "estudos e análises" para evitar futuras ocorrências desse tipo. "Qualquer sinistro que ocorre traz um aprendizado para a instituição", afirmou, ressaltando que cerca de 15 mil pessoas transitam pela Santa Casa todos os dias.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por