(Marcelo Rosa / Arquidiocese de BH)
De acordo com medidas previstas na Portaria 3980, emitida pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o acesso ao Santuário da Serra da Piedade, em Caeté, região metropolitana de BH, terá novas regras, com medidas de restrição ao tráfego de veículos no trecho da rota de acesso à basílica. Haverá, também, criação de área de estacionamento .
Como forma de conter o fluxo de veículos, e dar mais proteção às pessoas que passam pelo local, a partir das 18h será proibido o trânsito de carros no local. "É uma estrada apertada e que muitos animais costumam transitar após o por do sol. Então essa determinação protegerá a fauna e os visitantes", disse a assesoria da Arquidiocese, responsável pelo local.
Durante o dia, também haverá alguns impedimentos no local. Do km 0 ao km 5,3 (entrada do santuário), está proibido o fluxo de veículos, vazios ou carregados, cuja capacidade de peso bruto total (PBT) seja maior ou igual a 16 toneladas.
Também não será permitido o fluxo de veículos de passageiros e os de carga com PBT inferior a 16 toneladas do km 2,9 (ponto Estação da Piedade) ao km 5,3 (entrada do santuário). Ainda: não será permitido o estacionamento de veículos ao longo das margens e dos bordos daquele mesmo local. Por outro lado, um estacionamento será implementado na região. Tais medidas já estão em vigor e a visitação ao local acontece normalmente, mediante agendamento prévio.
Um acordo extrajudicial conduzido em parceria pela Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), por meio da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC), e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por intermédio do Centro Estadual de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), foi celebrado na quarta-feira (8) com objetivo é proteger o pico da Serra da Piedade.
Monumento natural e patrimônio religioso, histórico-cultural e ambiental, o local é um dos principais cartões-postais e rota de peregrinos em Minas, no município de Caeté, na Grande Belo Horizonte.
Além das duas instituições, também assinaram o termo de compromisso representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), a Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte, a Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo de Caeté, a Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo (CEPJHU).
A ação conjunta define o controle de acesso à rodovia AMG-1235 com a adoção da Portaria 3980, emitida pelo DER-MG em junho de 2022. O documento dispõe sobre as restrições do trânsito de veículos de carga, a criação de áreas de estacionamento adequadas e o controle de acesso ao local, entre outras medidas.
(*) Com informações da Agência Minas
Leia mais:
Minas lança plano para recompor aprendizado prejudicado durante pandemia
Dupla invade prédio da Segurança Pública em BH para furtar ar condicionado, mas acaba presa
Cratera aberta na MG-20 começa a ser fechada na segunda-feira, diz PBH