Extremos

Seca e chuva deixam 429 municípios mineiros em situação de emergência, aponta balanço

O levantamento corresponde a cidades que possuem Decreto de Situação de Anormalidade e que solicitaram reconhecimento

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
18/12/2023 às 10:24.
Atualizado em 18/12/2023 às 11:08
Rodrigo Pacheco conta com apoio do Governo para combater seca em Minas (Cedec/Divulgação)

Rodrigo Pacheco conta com apoio do Governo para combater seca em Minas (Cedec/Divulgação)

O excesso de chuvas e a seca fizeram 429 municípios mineiros decretarem situação de emergência, conforme aponta balanço da Defesa Civil de Minas Gerais atualizado nesta segunda-feira (18). O levantamento, correspondente ao período 2022/2024, traz ainda uma situação de calamidade pública, em São Domingos do Prata, na região Central do Estado, por conta das chuvas. Veja a lista completa neste link.

De acordo com a Defesa Civil, 18 municípios decretaram situação de emergência esse ano. Pitangui, localizada na mesorregião metropolitana de Belo Horizonte, aparece na lista. O pedido, que teve início em 20 de novembro, tem vigência de 180 dias, com vencimento previsto para o dia 18 de maio de 2024.

Com relação à seca/estiagem, 123 cidades do Estado decretaram situação de emergência. Entre elas, Salinas, no Norte de Minas, conhecida mundialmente pela produção de cachaça, e tem sofrido com a ausência de chuvas. 

Pelas redes sociais o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que irá acionar o Governo Federal para que “ações dos ministérios possam minimizar os efeitos da crise” no Norte de Minas, uma das regiões mais afetadas pelo tempo seco e falta de chuva.

“Fornecimento de milho para o gado, disponibilização de caminhão-pipa, ajuda emergencial a famílias mais necessitadas e um plano de recuperação financeira com renegociação de dívidas e concessão de crédito, em especial para os pequenos e médios produtores”, disse Pacheco. 

Período 2022/2023

Segundo o balanço da Defesa Civil, 289 municípios estão com o decreto de situação de anormalidade por desastres relacionados às chuvas no período compreendido entre setembro de 2022 e setembro de 2023. Barbacena e São João Del Rei, ambas no Campo das Vertentes, foram cidades que enfrentaram chuvas intensas e tempestades de granizo. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por