
“Assustador”. Assim a secretária de Educação de Contagem, Telma Fernanda Ribeiro, resume o ataque de vândalos na Escola Municipal José Silvino Diniz, na madrugada desta terça-feira (29). A escola teve os muros pichados com frases e símbolos em referência ao nazismo. Segundo ela, nunca houve um caso de violência na unidade.
O colégio fica em uma área mais afastada do município, na divisa com a zona rural. Lá, não há câmeras de segurança nem cerca elétrica.
Segundo a educadora, há uma preocupação em relação a novos ataques, já que outra instituição, a escola Municipal Professora Maria Martins, no bairro Tropical, também foi alvo de vândalos, sendo depredada nesta terça.
A secretária disse que o primeiro ataque, com mensagens em referência a um jogo de videogame chamado "Bully", é muito grave e precisa ser tratado com muita seriedade.
"Não podemos entender como brincadeira e jogo de adolescente. Vamos reunir com a comunidade, tomar as medidas cabíveis e posterior punição dos autores”
De acordo com Telma Ribeiro, o clima na comunidade escolar é de medo. A representante da prefeitura garante que a segurança será reforçada nas escolas municipais.
Câmeras de segurança de imóveis vizinhos já foram entregues às autoridades policiais e devem ajudar a identificar os autores do crime.
Quebradeira
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que criminosos quebraram carteiras, vidraças e equipamentos. Além disso, os invasores picharam referências ao nazismo nas paredes como desenhos da suástica, o nome de Hitler e algumas ameaças.