Vale do Jequitinhonha

Secretaria de Estado de Saúde descarta quarto caso de raiva humana em Minas

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
10/05/2022 às 15:35.
Atualizado em 10/05/2022 às 15:45

O quarto caso de raiva humana em Minas, que estava em investigação pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foi descartado pela pasta nesta terça-feira (10), após exames laboratoriais. Até o momento, três casos da doença e três mortes foram confirmados no Estado. Todas as notificações foram identificadas na área rural de Bertópolis, no Vale do Jequitinhonha.

A suspeita que foi descartada pela SES-MG é de uma menina de 11 anos que apresentou sintomas como febre e dor de cabeça. Ela tem parentesco com a segunda vítima fatal da doença e, por isso, foi classificada como suspeita e encaminhada para um hospital da região. A adolescente teve alta hospitalar na última sexta-feira (6), após conclusão de exames laboratoriais.

Casos confirmados
O primeiro caso confirmado de raiva humana em Minas foi um garoto de 12 anos que morreu em 4 de abril. O segundo, uma menina de 12 anos, foi notificado no dia seguinte (5) e a adolescente precisou ser internada. Em 13 de abril, o estado de saúde da paciente piorou e precisou ser transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela faleceu em 29 do mesmo mês.

Os dois adolescentes mortos foram mordidos por um morcego hematófago (se alimenta de sangue).

O terceiro caso da doença é de um menino de 5 anos que morreu em 17 de abril e, 12 dias depois, teve o resultado positivo para a doença confirmado pela SES-MG. Ele estava sem sinais de mordida do morcego, mas a morte foi investigada devido à proximidade da criança com as outras duas vítimas. As autoridades ainda investigam as circunstâncias do contágio.

Vacinação e medidas de prevenção
De acordo com a Secretaria, estão sendo realizadas ações contra a raiva humana desde 4 de abril, quando foi notificado o primeiro caso suspeito.

Em 21 do mesmo mês, uma equipe foi enviada à Unidade Regional de Saúde de Teófilo Otoni para avaliar medidas de prevenção e controle da doença na região.

Até 29 de abril, 983 pessoas, das 1.037 que moram na comunidade rural de Bertópolis,foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra a raiva humana – cobertura vacinal de 98%.

Outras 807 pessoas já tomaram a segunda dose após o intervalo mínimo de sete dias. Nesse caso, a cobertura é de 80%.

Na comunidade rural do município vizinho, Santa Helena de Minas, das 989 moradores, 838 foram vacinados com a primeira dose (84%) do imunziante contra raiva humana.

Até esta terça (10), um total de 561 cães e gatos já haviam sido vacinados na zona rural de Bertópolis e no entorno.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por