Até de 13 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) faz uma força-tarefa de combate à dengue em quatro municípios mineiros. As cidades de Araporã, Fronteira, São Francisco de Sales e São Gonçalo do Pará, todas na região do Triângulo Mineiro, foram escolhidas por causa da incidência da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Em Araporã, 45 casos de dengue foram confirmados e, em São Francisco, uma pessoa foi diagnosticada com a doença. Ainda não houve registro nas outras duas cidades.
A ação faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, que oferece um serviço complementar de prevenção aos municípios em situação crítica. No período do mutirão, o órgão disponibiliza agentes para atuar em áreas de risco como casas, lojas comerciais, lotes baldios entre outros, com o intuito de eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor.
Além disso, de 9 a 11 de fevereiro uma equipe de mobilizadores será enviada aos municípios para potencializar o trabalho de conscientização junto à população sobre a necessidade de se adotar hábitos preventivos e cotidianos contra a proliferação do mosquito vetor da dengue.
Palestras, rodas de conversas e distribuição de material informativo serão promovidas com o objetivo de envolver o cidadão com corresponsável pela saúde individual e coletiva.
Atualizada às 20h.