O secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Sávio Souza Cruz, utilizou as redes sociais para realizar um comunicado nesta quinta-feira (2) sobre o combate à febre amarela. Segundo Sávio, o número de novos casos da doença estão declinando no Estado.
No início do vídeo postado no YouTube da SES-MG, o secretário já ressalta o trabalho realizado pelo governo estadual na vacinação da população. “Há cerca de 40 dias vivemos um grave surto de febre amarela em Minas Gerais. Isso fez com que realizassemos uma imensa mobilização de esforços, especialmente no mês de janeiro. Nesse mês nós recebemos cerca de 3,5 milhões de doses da vacina do Ministério da Saúde e distribuímos cerca de 2,5 milhões delas nas áreas afetadas e o outro 1 milhão nas demais unidades de saúde do Estado”.
Sávio explica que para colocar em prática essa ação de vacinação foi preciso uma logística de transporte, acondicionamento, refrigeração das vacinas, distribuição numa área de 152 municípios d Minas Gerais. Para agilizar a distribuição das doses foram usadas equipes de vacinação da Polícia Militar e helicópteros da Polícia Civil.
Após descrever como ocorreu toda a ação do governo, o secretário comemorou. “Agora observamos um declínio na entrada de novos casos, sinalizando que toda essa operação de guerra que foi montada pelo governo de Minas vem tendo efeito”.
Conforme o último levantamento divulgado pela SES-MG. Atualmente, o Estado registra 51 óbitos e 138 casos confirmados. Ainda estão sendo investigados 602 casos e 77 mortes.
Veja o vídeo:
Leia mais:
Ministério da Saúde libera R$40 milhões aos municípios afetados pela febre amarela
Minas Gerais tem mais três mortes por febre amarela confirmadas em novo balanço
2,175 milhões de pessoas tiveram doenças ligadas ao 'Aedes' em 2016
Surto de febre amarela faz laboratório aumentar produção de vacina