Além das tradicionais blitz realizadas diariamente em Belo Horizonte, para coibir a ação de motoristas embriagados no volante, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) lançou nesta terça-feira (24) uma nova estratégia para reforçar a campanha “Sou pela Vida, Dirijo sem Bebida”.
A partir de agora, serão realizadas palestras em empresas e escolas sobre a nova legislação, riscos que o condutor se expõe ao dirigir bêbado, verdades e mitos sobre o teste do bafômetro, entre outros assuntos. A intenção é criar uma nova rede de prevenção e educação para o trânsito que poderá mudar comportamentos e diminuir os acidentes de trânsito.
As empresas interessadas em receber a equipe educativa podem entrar em contato com Núcleo de Trânsito da Seds pelo telefone (31) 3915-5492 ou 3915-5492, no horário de 9 horas às 18 horas.
Neste primeiro dia, cerca de cem funcionários da Empresa Brasileira de Telefonia (Embratel), que fica no Centro de BH, receberam a equipe da campanha Sou pela Vida. Além das palestras, os funcionários também foram convidados a fazerem um simulado do teste do bafômetro.
“O que nós desejamos é que as pessoas tenham consciência dos seus atos e não dirijam após o consumo de bebida alcoólica, independente da quantidade. Por isso, pedimos a todos que venham participar conosco dessa responsabilidade social”, destacou o subsecretário de Integração de Defesa Social, Daniel Malard.
De acordo com a Lei Seca, instituída pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e em vigor desde 23 de janeiro, o motorista é autuado caso seja encontrado 0,05 miligrama de álcool no organismo. Se atingir 0,34 miligramas, além de ter de pagar multa no valor de R$ 1.915,40, o motorista perde o direito de dirigir por um ano e é punido ainda com sete pontos na carteira de habilitação, por ser considerado infração gravíssima. O motorista flagrado pelo teste de drogas será enquadrado pelo Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê detenção de seis meses a três anos.