Cancelada, este ano, em função das medidas de restrição de circulação impostas pela pandemia do coronavírus, a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto foi substituída por um ato simbólico em homenagem a Tiradentes, cujo dia é celebrado nesta terça-feira (21).
Sozinho, um Dragão da Inconfidência levou uma coroa de flores até a estátua de Tiradentes, no Museu da Inconfidência, localizado na cidade histórica. Um soldado tocou o Toque de Silêncio.

Sozinho, um Dragão da Inconfidência levou uma coroa de flores até a estátua de Tiradentes
Reverência
Comandante da 3ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, o coronel Balsa Coelho Neto reforçou a importância do 21 de abril para a corporação. "O formato deste ano foi diferente, mas foi um momento importante para reverenciar aquele que é o patrono da bicentenária Polícia Militar", disse.
Comandante da Companhia de Bombeiros Militar de Ouro Preto, o capitão Márcio Guerra de Toledo também frisou a data. "É importante valorizarmos a memória de nossos heróis, para que permaneçam vivos em nossa história", justificou.
— Romeu Zema (@RomeuZema) April 21, 2020Um ato simbólico em homenagem ao Dia da Inconfidência foi realizado na Praça Tiradentes, em Ouro Preto.
A data resgata os valores históricos de Minas, como a luta para um processo mais amplo, democrático e de liberdade.
Mineiros, dias melhores virão. pic.twitter.com/VJopBtppRI
Prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta afirmou que o município se orgulha das comemorações do feriado nacional e chamou a atenção para a reflexão proposta na data. "Momento em que a obstinação do nosso povo, expressada de forma veemente, contribuiu para os alicerces da independência de nossa nação", justificou.
Todos os anos, a medalha da Inconfidência, maior honraria de Minas, é entregue a personalidades que se destacaram na sociedade mineira. A homenagem foi criada em 1952 pelo então governador do Estado Juscelino Kubitschek.
Confira galeria com outras imagens da celebração deste ano em Ouro Preto:
(Ane Souza/Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)
(Ane Souza/Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)
(Ane Souza/Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)