Porta aberta

Sem necessidade de marcação de horário, novo hospital exclusivo para dengue já funciona em BH

Nova unidade funcionará 24 horas por dia nas dependências do Hospital Santana, na rua Santa Cruz, 137, no Alto Barroca

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
07/03/2024 às 08:00.
Atualizado em 07/03/2024 às 08:31
Nova unidade de saúde começou a funcionar às 8h desta quinta, e já fez os primeiros atendimentos. A partir de amanhã abrirá às 7h. (Valéria Marques/Hoje em Dia)

Nova unidade de saúde começou a funcionar às 8h desta quinta, e já fez os primeiros atendimentos. A partir de amanhã abrirá às 7h. (Valéria Marques/Hoje em Dia)

Mais um hospital temporário para socorrer pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika foi aberto hoje em Belo Horizonte. A nova unidade funcionará 24 horas por dia nas dependências do Hospital Santana, na rua Santa Cruz, 137, no Alto Barroca. A estrutura contará com cinco consultórios e 40 leitos, além de 179 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmácia e auxiliares administrativos.

A assistência é de forma espontânea e sem a necessidade de marcação de horário. No local funcionará um Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA), com capacidade para prestar assistência a 200 pessoas diariamente. Lá, serão ofertados cuidados médicos a quem apresentar sintomas como febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor atrás dos olhos, náuseas ou vômitos.

No mesmo espaço haverá ainda uma Unidade de Reposição Volêmica (URV), com leitos que vão garantir a internação de até 400 pacientes por mês. Nesse serviço de saúde são acolhidas as pessoas que precisam de hidratação venosa e assistência contínua, com avaliação por profissional a cada duas horas.

Unidade é exclusiva para pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika (Divulfação/PBH)

Unidade é exclusiva para pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika (Divulfação/PBH)

Outros hospitais

A Secretaria Municipal de Saúde já implementou na capital outros dois hospitais para o atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de dengue e outras arboviroses, como chikungunya e zika.

O hospital temporário de Venda Nova começou a funcionar em 24 de fevereiro, a partir da ampliação de leitos na estrutura. A unidade fica aberta 24 horas por dia e está instalada na Rua Padre Pedro Pinto, 173. O equipamento conta com 32 leitos para manter o cuidado médico necessário aos usuários.

Já o hospital de campanha, aberto dia 1° de março na região Norte da cidade, também mantém o atendimento 24 horas por dia. A implementação do serviço foi feita ao lado da UPA Norte, na Avenida Risoleta Neves, 2.580, Aarão Reis, e possui 40 leitos para garantir a assistência contínua a pacientes que apresentam necessidade de internação hospitalar.

* Com informações da PBH

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por