Sem toque de recolher, Onda Roxa segue em 12 das 14 regiões de Minas até dia 18; veja o que muda

Marina Proton
mproton@hojeemdia.com.br
08/04/2021 às 11:52.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:38
 (Imprensa MG/Reprodução )

(Imprensa MG/Reprodução )

A Onda Roxa, medida mais restritiva do  Minas Consciente, passou por mudanças, como o término do toque de recolher e a permissão das reuniões familiares. As demais restrições, porém, seguem em vigor em 12 das 14 macrorregiões do Estado até 18 de abril.

Além dessas mudanças, a partir da próxima segunda-feira (12), o Triângulo do Sul e as microrregiões de São Gotardo, Montes Claros/Bocaiúva e Taiobeiras poderão avançar para a Onda Vermelha - menos restritiva do que a Roxa. Anteriormente, a Triângulo do Norte já havia progredido para a mesma fase, em 31 de março.

Veja o que muda:

A decisão de recuar as regiões para uma fase menos restritiva foi tomada na quarta-feira (7), pelo Comitê Extraordinário Covid-19. O grupo optou por alterar a norma que restringe a circulação de pessoas das 20h às 5h e proíbe reuniões familiares durante a fase roxa, decretando o fim das duas medidas.

“Essas medidas não serão mais obrigatórias, mas é essencial que todos façam a sua parte para conseguirmos reduzir a propagação do vírus Precisamos que a população mantenha todos os cuidados, use máscara e evite aglomerações para conseguirmos sair disso o mais rápido possível”, destacou o governador Romeu Zema.

Para compensar o fim da restrição de circulação de pessoas, a norma passa a proibir a retirada em balcão em todo o comércio não essencial, das 20h às 5h. Assim, estabelecimentos como bares e restaurantes só poderão funcionar em formato de delivery neste horário.

Supermercados e padarias, por outro lado, terão o horário de funcionamento ampliado até 22h, para reduzir a circulação de pessoas no pico. “O que realmente queremos é evitar aglomerações. Por isso, a decisão de fazer com que serviços não essenciais, principalmente bares, não vendam produtos em balcão para evitar concentração de pessoas na porta”, disse Fábio Baccheretti, secretário de Estado de Saúde.

Onda Roxa

Na Onda Roxa só é permitido o funcionamento de serviços essenciais. As regras também incluem a proibição de circulação sem o uso de máscara e de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou exames.

A realização de qualquer evento, público ou privado, também está descartada, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social. Confira todas as regras neste link.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por