A campanha de vacinação contra a dengue em Belo Horizonte foi interrompida nesta segunda-feira (5) devido ao esgotamento total das doses da vacina Qdenga, distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi confirmada pela Prefeitura da capital mineira na manhã desta terça (6).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as doses disponíveis do imunizante se esgotaram nos postos de vacinação da rede municipal. O município agora aguarda o envio de novas remessas por parte do Ministério da Saúde para que o abastecimento seja normalizado e a vacinação possa ser retomada.
Atualmente, a campanha de imunização contra a dengue na capital tem como público-alvo crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos, faixa etária considerada mais vulnerável aos casos graves da doença.
Campanha de imunização
A pasta divulgou dados parciais da campanha em 2025. Até o momento, foram aplicadas 144.440 doses da vacina Qdenga, sendo 104.181 como primeira dose e 40.259 como segunda. A cobertura vacinal atual na capital mineira é de 46,8% para a primeira dose e de apenas 18,1% para a segunda dose.
A reportagem solicitou um posicionamento do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) sobre a situação e aguarda o retorno.