
Além dos termômetros estarem marcando temperaturas mais baixas nos últimos dias na capital mineira, a sensação térmica tem feito as pessoas sentirem ainda mais frio. Nesta quinta-feira (19), Belo Horizonte bateu novo recorde de frio, com 4,4ºC e a sensação térmica foi de -8°C.
Essa sensação térmica acontece pela influência de outras variáveis meteorológicas como a umidade do ar, a pressão e a velocidade do vento que tem previsão de atingir até 65 km/h.
O meteorologista do climaTempo, Ruibran dos Reis, explica que quando a temperatura está baixa e o ar mais seco a tendência é a pessoa perder calor com mais facilidade.
“Isso faz com que a pessoa sinta 4 a 5 graus a menos do que está marcando termômetro", explica Ruibran dos Reis.
O meteoroligsta acrescenta que com a umidade do ar mais baixa, como está agora, entre 25 a 30%, a tendência é da pessoa sentir ainda mais frio.
Na Região Metropolitana a previsão é de geada em cidades como Brumadinho, Itabirito e Nova Lima. No Sul de Minas a temperatura deve ficar entre 3 e 5 graus negativos.
No Triângulo e Alto Paranaíba a temperatura também cai e pode chegar a zero grau.
Alerta
O Instituto de Meteorologia alerta para o perigo de onda de frio em 827 cidades mineiras e perigo potencial de geada em 431 municípios.