Carros com finais de placa 1, 2 , 3, 4, 5 e 6 estão com prazo para licenciamento encerrado desde setembro (Hoje em Dia)
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realiza um mutirão para a regularização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2023. A ação, que visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de trânsito, está sendo feito de forma virtual e ficará disponível até o fim de agosto.
As datas para início da exigência do documento 2023 foram anunciadas pelo governo em julho. Os prazos foram definidos de acordo com o número final das placas de identificação. Confira:
O chefe de trânsito da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), Lucas Vilas Boas, explica que, com o atendimento on-line, os cidadãos têm a oportunidade de identificar pendências e obter soluções de forma rápida, segura e sem a necessidade de deslocamento até um ponto presencial de atendimento.
"Essa iniciativa demonstra o compromisso do Estado em oferecer soluções inovadoras e acessíveis, visando facilitar a vida do cidadão e, ao mesmo tempo, regularizar os veículos que estão registrados em Minas Gerais", reforça Vilas Boas.
Atendimento virtual
Para realizar o serviço, basta acessar o site www.transito.mg.gov.br, clicar na opção "Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado" e preencher o formulário eletrônico com as informações do veículo. Logo em seguida, o sistema informará todas as eventuais pendências para a emissão do licenciamento.
Para ter acesso ao CRLV 2023, o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas devem estar quitados. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.
Como acessar o CRLV
Para quem já realizou os pagamentos dos tributos e não possui outras pendências, a impressão do CRLV pode ser feita diretamente no site www.transito.mg.gov, na aba “veículos”, clicando em “documentos de veículos”.
Para acessar o documento, basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ. A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code.
O documento pode ser impresso a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias. O serviço também está disponível no aplicativo MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
*Com informações da Agência Minas