Saiba como ajudar

Servas busca doações para compra de colchões destinados às vítimas de Teófilo Otoni e região

Segundo a Defesa Civil, estima-se que mais de 700 pessoas foram afetadas, com 30 desabrigadas e mais de 200 desalojados após chuvas na região

Da Redação*
24/08/2023 às 20:09.
Atualizado em 24/08/2023 às 20:46
 (Redes Sociais / Reprodução)

(Redes Sociais / Reprodução)

O Serviço Social Autônomo (Servas) lançou uma campanha urgente para arrecadar dinheiro para a compra de 200 colchões, que serão entregues aos atingidos pelas intensas chuvas de granizo nas cidades mineiras de Teófilo Otoni e Itambacuri, no Vale do Rio Doce

As doações podem ser feitas via PIX. Todo o valor arrecadado será destinado para a compra de colchões de fornecedores próximos às regiões afetadas, para que a entrega seja mais rápida e eficiente.

O Servas está em contato com as prefeituras locais acompanhando todo o processo. Como apoio, o Gabinete Militar de Minas Gerais (GMG) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) vão auxiliar na distribuição dos itens recolhidos sob a responsabilidade do Serviço Social Autônomo. 

Impacto das chuvas

Segundo a Defesa Civil, desde o temporal até o momento, estima-se que mais de 700 pessoas foram afetadas, com 30 desabrigadas e mais de 200 desalojados nos municípios. A antecipação das chuvas, neste ano, é um ponto de atenção destacado pela presidente do Servas, Christiana Renault.

"De 2022 para 2023, as primeiras chuvas de granizo ocorreram em setembro; nesta temporada, estamos surpresos com a chegada desse fenômeno em pleno mês de agosto, com risco de ocorrência já em 197 municípios. Nosso trabalho de assistência será iniciado mais cedo”, reforça. 

Chuvas intensas, rajadas de vento e pedras de granizo atingiram as duas cidades desde a última segunda-feira (21/8), resultando em pontos de alagamentos, quedas de árvores e destelhamento de residências. A Defesa Civil de Itambacuri já recebeu mais de trezentos chamados de ajuda e emergência, o que demonstra a gravidade da situação. Além disso, mais de 15 mil habitantes ficaram sem energia elétrica e abastecimento de água.

As autoridades ainda estão realizando levantamentos detalhados sobre a situação das comunidades ilhadas, uma vez que as rodovias de acesso foram obstruídas e unidades de saúde também foram afetadas. Parte dos tetos desabou nos hospitais Doutor Tristão da Cunha e Nossa Senhora dos Anjos, levando essas unidades a operarem apenas em regime de urgência e emergência, com suspensão temporária de cirurgias eletivas. 

Diversas escolas também tiveram seus telhados danificados, obrigando a suspensão das aulas até que a situação seja normalizada. O Gabinete de Crise foi acionado, e a Prefeitura de Itambacuri declarou situação de emergência no município. Porém, há severas dificuldades para abrigar todos os desamparados e suprir as necessidades básicas da população. 

“Minas Gerais tem sofrido com o granizo, chuvas violentas e de mais longa duração, promovendo destelhamentos e o temido encharcamento que resulta em deslizamentos. A população deve ficar atenta aos avisos da Defesa Civil”, reitera Christiana.  

Campanha do Servas

Faça sua doação por:

Chave PIX (telefone): 31991630836

Serviço Social Autônomo Servas – SSA SERVAS 

Conta Vinculada: Caixa Ecônomia Federal

AG: 1667 - C/C: 3529-1 

*Com informações da Agência Minas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por