Serviço prestado rende honraria da PM

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
08/06/2018 às 19:52.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:30
 (Manoel Marques/Imprensa MG)

(Manoel Marques/Imprensa MG)

Instituição policial mais antiga do país, a PM de Minas Gerais completa neste sábado 243 anos. Um evento para marcar as comemorações do aniversário foi celebrado nessa sexta-feira, em Belo Horizonte. Durante o encontro, foi feita a entrega da medalha Alferes Tiradentes, patrono da corporação. Neste ano, 133 personalidades e entidades foram homenageadas por serviços prestados.

O governador Fernando Pimentel participou da solenidade. Em seu discurso, disse que a Polícia Militar está preparada para atuar. Segundo ele, Minas Gerais tem apresentado queda nos índices de criminalidade e oferecido um “ambiente de segurança” ao cidadão.

“Mesmo agora, quando temos sido alvo de ataques covardes, de uma organização criminosa forasteira, contra a disciplina carcerária mantida em Minas, a mobilização e a pronta resposta da Polícia Militar”.

9 de junho de 1775. A instituição policial é a mais antiga do país. Um evento para marcar as comemorações do aniversário foi celebrado nessa sexta-feira, em Belo Horizonte

Segurança

De acordo com Pimentel, o Estado não permitirá “que se crie um ambiente de insegurança e terror”. “Frente à ação desses indivíduos, atacando equipamentos públicos, bancos e até mesmo repartições de segurança, a população em peso e unida apoia o trabalho da PM”, disse. 

O governador também lembrou ações realizadas pela corporação. “Na segurança pública, somos o Estado que melhores resultados pode mostrar ao país”. Dentre os projetos, ele citou as bases comunitárias instaladas em Belo Horizonte. Conforme o governador, o modelo será expandido para os demais municípios mineiros. 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, também falou sobre a queda nas estatísticas de criminalidade. “É a prática cotidiana dos valores da ética, lealdade, respeito, justiça, hierarquia e disciplina que nos permite hoje comemorar com entusiasmo esses 243 anos, em face dos resultados que a Polícia Militar tem conseguido apresentar à sociedade”. Dentre os índices, o coronel destacou o recuo de mais de 30%, em maio, dos crimes.

Histórico
A PM foi criada em 9 de junho de 1775 no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em Ouro Preto, então capital do Estado. A corporação conta com um efetivo de aproximadamente 42 mil homens e uma frota de 11 mil viaturas, além de sete helicópteros e dois aviões.

É o único órgão do governo estadual presente em todas as 853 cidades mineiras. A corporação está organizada em 19 regiões, um comando de policiamento especializado e 67 batalhões operacionais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por