A frente fria que chegou a Belo Horizonte nesta semana - e que vai continuar pelo menos até a próxima terça-feira (21), acionou um alerta para a situação da população de rua. Nesse sentido, foram intensificadas as ações de acolhimento e o horário de atendimento
dos serviços Abordagem de Rua e Consultório na Rua foi aumentado. Por isso, os serviços que normalmente funcionam das 8h às 21h, agora vão atuar até as 23h.
Leia mais:
Baixas temperaturas desafiam moradores de rua de BH, que recorrem a estratégias para se aquecerem
Temperaturas sobem em todo o Estado e onda de frio passa
Minas Gerais já registra mais de 2.500 mortes por pneumonia em 2016; saiba mais sobre a doença
Além disso, um plano emergencial da PBH quer reordenar e aumentar as cerca de 1.300 vagas nas unidades de acolhimento, caso a capacidade seja esgotada, já que a procura pelo serviço tem aumentado. A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social acompanha de perto a situação dos abrigos e mantem a parceria com entidades que compõem a rede de atendimento socioassistencial do município.
O objetivo principal é atender melhor as pessoas em situação de rua, principalmente na região Central da capital mineira. As ações servem para manter estas pessoas informadas sobre os espaços de proteção e encorajá-las a procurar os locais de acolhimento, além de alertar para os perigos que o frio e as baixas temperaturas trazem para a saúde.