Reajuste e piso nacional

Servidores da rede estadual de educação vão retomar paralisação nesta sexta-feira

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
05/05/2022 às 15:13.
Atualizado em 05/05/2022 às 15:20
 (Fernando Michel / Hoje em Dia)

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

Professores e trabalhadores da rede estadual de ensino fazem uma nova paralisação nesta sexta-feira (6). A categoria fará uma manifestação na Cidade Administrativa, região de Venda Nova, às 9h. Os profissionais exigem reajuste salarial e pagamento do piso nacional.

De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), o ato tem o objetivo de “cobrar do Governo de Minas o cumprimento da política do Piso Salarial Profissional Nacional e a aplicação do reajuste do piso referente ao ano de 2022, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa (ALMG)”.

No último mês, depois de sancionar o projeto de lei que reajusta em 10,06% os salários dos servidores do Estado, o governador Romeu Zema (Novo) vetou as emendas parlamentares que aumentam os vencimentos dos servidores da educação em 33,6% e em 24% de aumento para os da saúde e da segurança pública. 

Os vetos foram derrubados pelos parlamentares, mas o governador entrou com uma ação no Superior Tribunal Federal (STF) para questionar os reajustes adicionais aprovados pela Assembleia aos servidores públicos estaduais.

Nesta quarta (4) o STF retirou da pauta do plenário o julgamento da ação movida pelo governo de Minas, mas o motivo não foi divulgado.

O Sind-UTE informou que notificou o Estado sobre a paralisação defendida pela categoria, em assembleia realizada no dia 23 de abril. A paralisação será somente nesta sexta-feira (6).

O Hoje em Dia entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação e aguarda retorno.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por